quinta-feira, setembro 22, 2005

e se nós pudermos ajudar?...

A primeira vez que fui confrontado com este tipo de iniciativas, tinha mais a ver com a pesquisa de "inteligência fora do planeta terra", o famoso seti@home, do que propriamente aquela que me leva a publicar este post, o World Community Grid.
Ambos recorrem aos mesmos meios, mas para atingir fins bastante diferentes. Enquanto que o primeiro se dedica a procurar formas de vida inteligente fora do nosso planeta - não querendo desdenhar, seja lá isso o que for -, o segundo destina-se a pesquisa científica em áreas como a descodificação do genoma humano.

Se bem que já existam supercomputadores/projectos, como o blue gene ou, mais antigo e mediático, o deep blue, com capacidades de cálculo brutais, não deixa de ser verdade que não são suficientes, e é aí que nós podemos entrar.

Simplesmente instalamos nos nossos pc's um programas que são executados durante os períodos em que os pc's estariam sem fazer nenhum. Estilo screensaver, mas mais útil do que estar a ver peixinhos dentro do pc, ou as fotos das últimas férias... E estamos a contribuir para uma rede mundial, da qual qualquer pessoa pode fazer parte oferecendo preciosos ciclosinhos de cálculo das nossas bombas para causas bem interessantes.